segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um Pouco Do Nosso Bairro

História
Havia um rio (Beberibe) que dividia as cidades de Olinda e Recife. Neste rio décadas atrás havia água cristalina e muitos peixinhos. Pessoas vinham dos bairros de Santo Amaro e Casa Amarela para pescar nele. Quando esses pescadores se encontravam, já combinavam: "Vamos pescar no rio dos peixinhos". O tempo foi passando e o nome acabou ficando. Lavadeiras iam lavar as roupas de suas patroas naquele rio, pessoas tomavam banho nele.
A formação e desenvolvimento do bairro tiveram início na construção do Matadouro Industrial de Olinda, iniciada em 1874 e finalizada em 1919. O Matadouro encerrou suas atividades em 1970. Um outro marco importante na história de Peixinhos foi a inauguração, em 1957, da Fábrica Fosforita Olinda S/A, que contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek na inauguração.
A origem da população de Peixinhos se deu pelo o número de trabalhadores que vieram trabalhar na fábrica e no Matadouro. Essas pessoas tinham origem pobre e baixa escolaridade.
Atualmente, Peixinhos tem como atrativo principal o comércio diversificado, representado tanto pela Feira de Peixinhos quanto pela quantidade de lojas instaladas na Avenida Presidente Kennedy, principal via de acesso ao bairro.
A forma desordenada de ocupação do espaço levou Peixinhos a ter problemas estruturais, como a maioria dos bairros periféricos urbanos. Problemas como falta de pavimentação das ruas, energia elétrica, espaço público para lazer, entre outros, podem ser visto claramente quando se anda pelas ruas, vielas e becos do bairro.


                              Fonte: http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário